Memorial Descritivo

Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

Logradouro: Av. Príncipe de Gales, 821
Bairro: Príncipe de Gales
Cidade: Santo André
Estado: SP
Telefones: PABX: (11 ) 49935400 / 49935496 (COREME)
Emails: coreme@fmabc.br / residenciamedicafmabc@gmail.com
Site: www.fmabc.br

Identificação

 

Nome do Serviço: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)

Diretor do Serviço: Profa. Dra. Priscila Bogar Rapoport

Coordenador da Residência Médica: Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior

Chefe dos Residentes: Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior

Duração do Curso: 3 anos

Carga Horária Semanal do Residente: 60 horas

Ambulatório e Enfermaria: 30 horas
Centro Cirúrgico: 10 horas
Urgência / Emergência: 12 horas
Exames Ambulatoriais: 4 horas
Sessões Teóricas: 4 horas

Número de Vagas: 12 vagas - 4 residentes/ano

Número de Preceptores: 36

Residentes do 3°ano: 4

Residentes do 2°ano: 4

Residentes do 1°ano: 4

 

Ia. Áreas de treinamento

- Rinologia
- Laringologia
- Otologia
- Otoneurologia
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Disfagia
- Doenças do Sono
- Estomatologia
- Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
- Cirurgia Estética da Face
- Otorrinolaringologia Infantil

 

Ib. Locais de treinamento

A Residência Médica da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) existe desde 1975 e, atualmente, funciona no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC - Santo André), no Hospital de Ensino Anchieta (HEA - São Bernardo do Campo), no campus da FMABC (Santo André) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - através de acordo com a Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O objetivo principal do curso é preparar o especialista na área de otorrinolaringologia, de acordo com as normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

 

SETORES

Setor de Otologia : este setor é responsável pelo atendimento e seguimento de todos os pacientes com doenças da orelha externa, média e interna, sendo os pacientes avaliados por médicos residentes e acadêmicos de medicina, sob a supervisão dos responsáveis pelo setor.

Responsáveis: Profa. Dra. Priscila Bogar Rapoport
Prof. Dr. Marcos Luiz Antunes

 

Setor de Rinologia e Cirurgia Endoscópica: responsável pelo atendimento e seguimento dos pacientes com doenças nasossinusais, de tratamento clínico ou cirúrgico.

Responsável: Dr. Fernando Veiga Angélico Júnior

Setor de Laringologia e Doenças da Voz: atende todos os pacientes com doenças da laringe, sendo responsável pela realização de cirurgias e seguimento de todos os pacientes atendidos no ambulatório deste setor.

Responsáveis: Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Santos
Dr. Leonardo Haddad

 

Setor de Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono: atende todos os pacientes com ronco e apnéia noturna, sendo responsável pela realização de cirurgias e seguimento de todos os pacientes atendidos no ambulatório deste setor.

Responsável: Dr. Renato Prescinotto

 

Setor de Pronto-Atendimento e Pronto-Socorro em Otorrinolaringologia: realiza atendimento de urgência no HEMC e no HEA, onde são realizados pequenos procedimentos em Otorrinolaringologia tais como: retirada de corpos estranhos de nariz, faringe e ouvido, tamponamentos nasais, drenagem de pequenos abscessos, redução de fraturas nasais, entre outros. Ocorre diariamente, de acordo com o encaminhamento de outros serviços do ABC.

Responsável: Dr. Osmar Clayton Person

Setor de Otorrinolaringologia Infantil : responsável pelo atendimento e seguimento de todos os pacientes com doenças otorrinolaringológicas, sejam elas clínicas ou cirúrgicas, mais comuns nesta faixa etária, além de seguimento dos pacientes com surdez congênita.

Responsáveis: Dra. Renata Dutra de Moricz
Dr. Maurício Terci de Abreu

 

Setor de Otoneurologia: setor responsável pelo atendimento de pacientes portadores de doenças otoneurológicas (tontura, zumbido, etc). Todos os pacientes são acompanhados pelos médicos assistentes, médicos residentes e acadêmicos de medicina, além da participação da fonoaudióloga responsável. Os residentes de terceiro ano participam da realização e interpretação dos PEATE semanalmente, de acordo com escala.

Responsáveis: Prof. Dr. Carlos Augusto Anadão
Dr. Osmar Clayton Person
Dr. Ivan Puleo Uvo

Setor de Cirurgia Estética Facial: responsável pelo atendimento e seguimento dos pacientes com deformidades estéticas da pirâmide nasal e orelhas com indicação de tratamento cirúrgico.

Responsáveis: Dra. Charisse Assuane de Araújo Patrício
Dr. Marcelo Campilongo

 

Setor de Disfagia: responsável pelo atendimento de pacientes com disfagia, realizando avaliação endoscópica da deglutição em pacientes internados e ambulatoriais, além de seguimento dos mesmos.

Responsável: Dra. Roberta Ismael Dias Garcia

 

Setor de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial : responsável pelo atendimento de pacientes com trauma facial, alterações ortognáticas, realizando avaliação, acompanhamento clínico e cirurgias.

Responsável: Dr. Marcelo Teixeira Passeto (CD)

 

Setor de Audiologia: atende todos os pacientes que necessitem de avaliação audiológica ou otoneurológica, as quais são realizadas diariamente. Os residentes de primeiro ano acompanham a realização das avaliações semanalmente, de acordo com escala.

Responsável: Fga. Doutora Marisa Ruggieri Marone

 

Setor de Fonoterapia: responsável pela avaliação e tratamento de todos os pacientes com doenças da voz e disfagia, atuando através de orientação e fonoterapias, em casos clínicos e cirúrgicos.

Responsável: Fga. Doutora Marisa Ruggieri Marone

 

Ic. Atividades

1a. Científicas

  • Reunião Científica Geral : às quartas-feiras (7:30 horas), mensalmente, aula de 60 minutos, com convidado externo, abrangendo os temas básicos em Otorrinolaringologia: Otologia, Rinologia, Bucofaringologia, Laringologia, Trauma, Cirurgias Estéticas da Face, Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono, Cirurgia das Afecções da Cabeça e Pescoço, Otoneurologia, Alergia, Foniatria, Disfagia e Endoscopia. Nestas aulas, os alunos adquirem conhecimentos sobre anatomofisiologia, fisiopatologia, etiopatogenia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças otorrinolaringológicas. A programação encontra-se anexa.

  • Reunião Científica Semanal dos Departamentos Específicos : são realizadas reuniões durante a semana com todos os residentes, sob supervisão de docente com experiência em determinada área da especialidade (Otologia, Rinologia, Cirurgia Endoscópica, Laringologia, Cirurgia do Ronco) para checagem e discussão das condutas cirúrgicas a serem tomadas em todos os pacientes com indicação de cirurgia otorrinolaringológica. Desta maneira, são determinadas as condutas peri, trans e pós-operatórias do serviço. Discutem-se também as condutas clínicas e temas relevantes aos casos clínicos/cirúrgicos.

Rinologia: segundas-feiras, das 7 às 8 horas
Otologia: sextas-feiras, das 7 às 8 horas
Laringologia: quartas-feiras, das 9 às 10 horas
Otoneurologia: terças-feiras, das 13 às 14 horas
Ronco e Apnéia: quartas-feiras, das 13 às 14 horas
Plástica Facial: terças e quintas, das 8 às 11 hs
Disfagia: sextas-feiras, das 16 às 17 horas
Otorrinolaringologia Infantil: 5as-feiras, das 11 às 12 horas

  • Discussão de Casos Clínicos e Cirúrgicos: apresentação de casos raros, difíceis, interessantes e das condutas estabelecidas. Após a apresentação e discussão dos casos, extensa revisão de literatura é apresentada pelo residente responsável, discutindo criticamente os achados da literatura.

  • Discussão de Artigos Científicos: realizada regularmente com temas atuais em Otorrinolaringologia.

  • Aulas, Seminários e Estudos Dirigidos: são realizados nas várias sub-especialidades semanalmente sob supervisão de docente com experiência nos temas ministrados. Os residentes apresentam temas com ampla revisão bibliográfica ou assistem a vídeos de temas ou cirurgias otorrinolaringológicas. Lista dos seminários em anexo.

    Rinologia: segundas-feiras. das 07 às 08 horas
    Otologia: sextas-feiras das 07 às 08 hs
    Laringologia: quartas-feiras, das 07 às 08 horas
    Otoneurologia: terças-feiras das 16 às 17 horas
    Ronco e Apnéia: quartas-feiras das 12 às 13 horas
    Plástica Facial: terças-feiras das 11 às 12 horas
    Disfagia: sextas-feiras, das 16 às 17 horas
    Otorrinolaringologia Pediátrica: 5as-feiras das 11 às 12 hs


  • Produção Científica: todos os residentes são incentivados e orientados para a realização de trabalhos científicos, desenvolvendo, assim, espírito crítico e investigativo na leitura e elaboração de artigos para publicação em revistas nacionais e internacionais ou apresentação dos mesmos em congressos e jornadas.

 

 

1b. Clínicas

 

  • Ambulatório Geral: ocorre diariamente das 07 às 12 horas e das 13 às 18 horas no HEMC e no HEA. No campus da FMABC, às terças, quintas e sextas-feiras no período da tarde e às quartas-feiras pela manhã. Todos os residentes participam do atendimento dos pacientes com as mais diversas doenças otorrinolaringológicas, sob supervisão de docentes e médicos colaboradores.

  • Ambulatórios Específicos: são realizadas reuniões durante a semana com todos os residentes, sob supervisão de docente com experiência em determinada área da especialidade (Otologia, Rinologia, Cirurgia Endoscópica, Laringologia, Cirurgia do Ronco) para checagem e discussão das condutas cirúrgicas a serem tomadas em todos os pacientes com indicação de cirurgia otorrinolaringológica. Desta maneira, são determinadas as condutas peri, trans e pós-operatórias do serviço.

Rinologia: segundas-feiras, das 7 às 8 horas
Otologia: sextas-feiras, das 7 às 8 horas
Laringologia: quartas-feiras, das 9 às 10 horas
Otoneurologia: terças-feiras, das 13 às 14 horas
Ronco e Apnéia: quartas-feiras, das 12 às 13 horas
Plástica Facial: terças e quintas, das 8 às 11 hs
Otorrinolaringologia Infantil: 3as e quintas, das 8 às 11 hs
Disfagia: sextas-feiras, das 13 às 17horas

  • Ambulatório de Zumbido: diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com zumbido. Ocorre às terças-feiras pela manhã, no campus da FMABC, onde um residente do segundo ano participa dos atendimentos sob supervisão do Dr. Osmar Clayton Person

  • Ambulatório dos Distúrbios do Sono: acompanhamento dos pacientes com distúrbios do sono, ronco e apnéia obstrutiva do sono. Um residente de terceiro ano acompanha o ambulatório, tendo a oportunidade de participar de atendimento multidisciplinar envolvendo otorrinolaringologista, pneumologista e neurologista. Responsáveis: Prof. Dr. Elie Fiss (pneumologista) e Dra. Rosana Hasan (neurologista).

  • Ambulatório de Estomatologia: acompanhamento dos pacientes com doenças da cavidade orofaríngea, no ambulatório de Estomatologia da Disciplina de Dermatologia. Um residente do terceiro ano participa dos atendimentos, às quartas-feiras, das 08:30 às 10 horas, sob supervisão da Dra. Marisa Homem de Mello Maciel Campilongo.

  • Ambulatório de Disfagia: acompanhamento dos pacientes com disfagia e realização de videoendoscopia da deglutição. Um residente do segundo ano participa dos atendimentos, às sextas-feiras, das 13:30 às 17 horas, sob supervisão da Dra. Roberta Ismael Dias Garcia.

  • Estágio em Cirurgia de Cabeça e Pescoço: os residentes de terceiro ano realizam estágio na disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da UNIFESP, com duração de 3 meses (sextas-feiras, período integral), participando de atendimento ambulatorial, discussões de casos e cirurgias da especialidade, sob supervisão do Dr. Leonardo Haddad.

  • Ambulatório de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial: os residentes de terceiro ano realizam estágio no ambulatório de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do HEA, participando de atendimento ambulatorial, discussões de casos e cirurgias da especialidade, sob supervisão do Dr. Marcelo Teixeira Passeto.

  • Visitas à Enfermaria: as visitas ocorrem diariamente, de acordo com os casos internados, sendo os docentes e médicos assistentes responsáveis pelo acompanhamento das mesmas e determinação das condutas.

 

1c. Exames complementares:

  • Nasofibrolaringoscopias, Endoscopias Nasais e Laringoscopias: realizados pelos residentes de segundo e terceiro anos, sob supervisão de docente ou médico assistente, diariamente, no período da manhã e à tarde, no HEMC. Também são realizados no HEA (2as. Feiras pela manhã e 4as. Feiras à tarde) e no campus FMABC (4as. e 5as. Feiras à tarde).

  • Videoendoscopia da Deglutição: realizados pelos residentes de segundo e terceiro anos, sob supervisão de docente ou médico assistente, no HEMC.

  • Audimetria Tonal e Vocal

  • Imitanciometria

  • Audiometria Tonal Infantil Condicionada

  • Vectoeletronistagmografia

  • Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE): realizados pelos residentes de terceiro ano no HEMC.

  • Emissões Otoacústicas: acompanhamento dos exames em berçário no HEMC. Atividade destinada ao residente do segundo-ano.

  • Radiologia Geral

  • Tomografia Computadorizada

  • Ressonância Magnética

  • Eletroneuromiografia

  • Radiologia Intervencionista

  • Patologia Geral e Específica

  • Patologia Clínica


1d. Cirúrgicas

As cirurgias da Disciplina são realizadas diariamente no centro cirúrgico do HEMC e do HEA, com 8 e 5 salas cirúrgicas, respectivamente, as quais são compartilhadas com todas as disciplinas cirúrgicas.

A utilização das salas pela disciplina está exposta abaixo:

Hospital Estadual Mário Covas

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã

Plástica Facial (R2)

e

Ouvido (R2)

Amígdala (R1)

ou

Plástica Facial (R3)

(15 em 15 d)

e

Nariz (R3)

Ronco (R3)

e

Laringe (R3)

Amígdala (R1)

ou

Plástica (R3)

(15 em 15 d)

e

Amígdala (R3)

 

Amígdala (R1)

 

Tarde

Nariz (R2)

e

Amígdala (R1)

 

 

Laringe (R3)

e

Nariz

(R3)

Ouvido (R3)

 

Amígdala (R1)

 

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã

Plástica Facial (R2)

e

Ouvido (R2)

Amígdala (R1)

ou

Plástica Facial (R3)

(15 em 15 d)

e

Nariz (R3)

Ronco (R3)

e

Laringe (R3)

Amígdala (R1)

ou

Plástica (R3)

(15 em 15 d)

e

Amígdala (R3)

 

Amígdala (R1)

 

Tarde

Nariz (R2)

e

Amígdala (R1)

 

 

Laringe (R3)

e

Nariz

(R3)

Ouvido (R3)

 

Amígdala (R1)

 


Hospital de Ensino Anchieta

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã

 

 

Nariz (R3)

 

Amígdala (R1)

 

Tarde

Ouvido (R3)

Nariz (R3)

 

 

Nariz (R2)

 

 

 

1e. Dissecção de osso temporal, nariz, laringe e cirurgia de cabeça e pescoço:

  • Dissecções Anatômicas: no laboratório de microdissecção do HEMC, para treinamento de cirurgias otológicas (R2s e R3s). Realizamos também dissecção em cadáver no SVO-SP para treinamento de cirurgias endoscópicas, nasais e de cabeça e pescoço (sábados das 12 às 15 horas, com participação de todos os residentes).

 

Instalações

Hospital Estadual Mário Covas

HESA.JPG
HEMC
P8150006.JPG 

Recepção-HESA.jpg
Recepção - HEMC

O ambulatório da Disciplina de Otorrinolaringologia encontra-se no 3o. andar do HEMC, onde contamos com seis consultórios (de utilização exclusiva da Otorrinolaringologia) equipados para o atendimento dos pacientes e realização de atividades práticas e didáticas.

Em uma das salas encontra-se o material de vídeo-endoscopia:

  • 1 fonte de luz Factory 250W (halogênio)
  • 1 fonte de luz Karl Storz (xenônio)
  • 1 endoscópio nasal rígidos 0o. Fiegert Endotech
  • 1 endoscópio nasal rígidos 0o. Comeg
  • 1 endoscópio nasal rígido 45o Fiegert Endotech
  • 1 telescópio de laringe 70º. Karl Storz
  • 1 fibroscópio flexível Pentax 4mm
  • 1 fibroscópio flexível Fujinon 4mm
  • 1 fibroscópio flexível Machida 4mm
  • 1 broncoscópio Olympus 6mm com canal de biópsia
  • 1 TV LG 14´
  • 1 videocassete VHS Semp Toshiba
  • 1 gravador de DVD Sony
  • 1 microcâmera Toshiba
  • 1 microscópio cirúrgico D. F. Vasconcellos
  • 1 aspirador Nevoni

 

P8150005.JPG P8150001.JPG
Box Atendimento                                      Sala Videoendoscopia

Outros exames complementares são realizados no departamento, existindo 3 salas para tal fim: uma para avaliação dos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (PEATE), uma para o vectoeletronistagmógrafo e uma para audiômetro e cabine auditiva. Os equipamentos utilizados são:

  • audiômetro Interacoustics AC33
  • impedanciômetro Interacoustics AZ7
  • vectoeletronistagmógrafo computadorizado Neurograff Vecwin
  • PEATE: Bio-Logic Versão 5.70 Modelo 317

Hospital de Ensino Anchieta

P8160018.JPG P8160019.JPG
                                  Entrada                                                     Ambulatório Otorrinolaringologia

P8160017.JPG
Consultório

No HEA, o ambulatório da Disciplina de Otorrinolaringologia encontra-se em residência anexa ao hospital, onde contamos com 1 consultório (de utilização exclusiva da Otorrinolaringologia). Contamos com material para atendimento ambulatorial e nasofibroscópio flexível Karl Storz com canal de biópsia para realização das fibroscopias.

Campus da FMABC

Fachada FMABC.JPG Anexo 2.JPG
Prédio Central                                                 Anexo 2 - Amb. Otorrino

RecepçãoAnexo 2.JPG
Recepção Anexo 2

Na FMABC, o ambulatório da Disciplina de Otorrinolaringologia encontra-se no anexo II, onde contamos com 2 consultórios (de utilização compartilhada com diversas clínicas).

Todos os consultórios são equipados com foco de luz, espelho frontal, fotóforos, otoscópios, espéculos nasais e auriculares, pinças (baioneta, Kelly, jacaré, Itar, etc.), curetas, porta-algodão, pontas de aspirador e material médico-hospitalar para atendimento a qualquer afecção otorrinolaringológica.

Todos os pacientes com afecções clínicas ou cirúrgicas são internados para tratamento nas enfermarias do HEMC e HEA, de acordo com a necessidade da disciplina e com a existência de vagas. As enfermarias são de clínica cirúrgica, sendo compartilhadas com todas as disciplinas cirúrgicas.

Em todos os horários cirúrgicos há serviço de anestesia à disposição das equipes. Em ambos os hospitais, temos caixas cirúrgicas para adenoamigdalectomias, rinosseptoplastias, microcirurgias endonasais e de laringe, timpanomastoidectomias, estapedectomias, além de material de cirurgia geral.

No centro cirúrgico do HEA contamos com:

  • 1 TV CCE 20´
  • 1 microcâmera Sony
  • 1 fonte de luz Endolux 250W (halogênio)
  • 1 microscópio cirúrgico D. F. Vasconcellos
  • 3 motores para mastoidectomia Dentec e brocas cirúrgicas
  • 3 racks de videoendoscopia completo (monitor, câmera, fonte de luz da Karl Storz e videocassete)

Já no centro cirúrgico do HEMC, temos:

  • Rack de videoendoscopia completo (monitor, câmera, fonte de luz da Karl Storz e videocassete)
  • 1 microscópio cirúrgico D. F. Vasconcellos
  • 1 microscópio cirúrgico Weiss
  • endoscópios nasais rígidos (0o, 30º) Karl Storz
  • 2 motores para mastoidectomia Dentec e brocas cirúrgicas
  • 1 motor para mastoidectomia Volvere e brocas cirúrgicas

 

Centro Cirúrgico-Anchieta.jpg  Endonasal 01-Anchieta.jpg
Centro Cirúrgico

Sala de Exames Audiológicos (HEMC):
Equipamentos:
- audiômetro Interacoustics AC33
- impedanciômetro Interacoustics AZ7
- vectoeletronistagmógrafo Berger                                        
- otocalorímetro Contronics E96                                           
- audiômetro pediátrico Interacoustics  PA5       
- cabine acústica
- computador

Audio 01.jpg  P8150008.JPG
Audiometria                                               Vectoeletronistagmografia

 Sala de PEATE (HEMC):
Equipamentos:
- Bio-Logic Versão 5.70 Modelo 317
- carrinho de anestesia Takaoka
- maca
- computador

P8150011.JPG
PEATE

 Laboratório de dissecção de osso temporal (HEMC):
- microscópio D. F. Vasconcelos de mesa
- panela
- motor Dentec
- brocas

Tomografia Computadorizada (HEMC):

P8150012.JPG

Ressonância Magnética (HEMC):

P8150013.JPG

 

Locais de atividades científicas e de ensino

Biblioteca/Videoteca Própria (HEMC):

P8150004.JPG

Biblioteca (FAMBC):

BibliotecaFMABC2.JPG Computadores FMABC.JPG

Revistas:

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (BJORL)

Livros (Biblioteca Própria):

Tratado de Otorrinolaringologia / editores Carlos Alberto Herrerias de Campos; Henrique Olavo Olival Costa, 5 Volumes, São Paulo: Roca, 2002.

Cummings Otolaryngology Head and Neck Surgery by Charles W. Cummings, Bruce H. Haughey, J. Regan Thomas, Lee A. Harker, Paul W. Flint, MO Mosby, St.Louis - EUA, 2005.

Manual de Otorrinolaringologia para o Médico Generalista. Rapoport, PB et al, Ed. Roca, 2009 (temos exemplares na biblioteca).

Medicina e Biologia do Sono, Sergio Tufik (Ed.), Manole, 2008.

Saúde Auditiva: da Teoria à Prática, Sheila A. Baalen (Ed.), 2010.

Tympanoplasty, Mastoidectomy and Stapes Surgery, Ugo Fish (Ed.), G Thieme Verlag, 1994.

Tireoplastias, Ishik,N. Tsuji,D.H., FORL, 1999.

PAIR: Perda Auditiva Induzida Por Ruído, Nudelmann,AA (Ed.), Bagagem Comunicação, 1997.

Rinite Alérgica: Conhecendo Melhor, Conexão Editora, 2010.

Atlas de Otorrinolaringologia, Santos,OM(Ed.), Centro de Estudos Vida e Consciência, 2010.

Cirurgia Endoscópica Nasossinusal: Anatomia, Reconstrução Tridimensional e Técnica Cirúrgica, Revinter, 2007.

The Temporal Bone: a Manual for Dissection ansd Surgical Approaches, Mario Sanna (ed.), Thieme, 2006.

Microsurgery of the Lateral Skull Base, Mario Sanna (ed.), Thieme, 2006.

Manual of Middle Ear Surgery, Mirkos Tos, Thieme, 2000.

Voz: O Livro do Especialista, Denise Knopp (ed.), volume 1, Revinter, 2004.

Livros (FMABC):

Tratado de Otorrinolaringologia / editores Carlos Alberto Herrerias de Campos; Henrique Olavo Olival Costa, 5 Volumes, São Paulo: Roca, 2002.

Cummings Otolaryngology Head and Neck Surgery by Charles W. Cummings, Bruce H. Haughey, J. Regan Thomas, Lee A. Harker, Paul W. Flint, MO Mosby, St.Louis - EUA, 2005.

Otorrinolaringologia - Princípios e Prática. Costa, S.S.;Cruz, O.L.M.; Oliveira, J.A.A. et al, ArtMed, 2006, 2ª. Edição.

Código de Ética Médica - Conselho Federal de Medicina.

 Informatização Científica On-Line (FMABC):

BibliotecaFMABC.JPG

  • Auditório e Sala de Aula (HEMC): com data-show

P8150014.JPG Anfiteatro HEMC 2.JPG
Sala de Aula                                                Anfiteatro

Anfiteatro HEMC 1.JPG
Anfiteatro

 

Atividades Ambulatoriais

IV.a  Número de atendimentos (ano referência 2010)

Atendimento médio diários no serviço: 165
HEMC: 140
HEA: 15
Campus FMABC: 10
Procedimentos realizados durante o ano: 1392 (cirurgias)/ano
Consultas Otorrinolaringológicas no ano por residente: 3300
Consultas Otorrinolaringológicas diárias por residente: 14
Internações cirúrgicas: 116 cirurgias/mês - 1392 cirurgias/ano
Internações clínicas: 10/mês
Audiometria tonal limiar: 9120
Impedanciometria: 4610
Audiometria condicionada: 245o
Teste de discriminação da fala: 9120
Eletronistagmografia: 540
Laringoscopia rígida: 1226
Endoscopia nasal rígida: 602
Nasofibroscopia flexível: 1456
Videoendoscopia da deglutição: 273
PEATE: 832
Emissões otoacústicas: 221
Atendimentos/consultas fonoaudiológicas: 1710

IVb . Escala de Docentes no Ambulatório e Centro Cirúrgico

 

 

Residentes formados

Carlos Eduardo Borges Rezende
Leonardo Haddad
Rubens Ernani Cozeto Rodrigues
Kátia Silva Costa
Roberta Ismael Dias Garcia
Suzana Boltes Cecatto
Ricardo Yoshimura
Tatiana Regina Teles Abdo
Carlos Eduardo Martins Barcelos
Renata Ribeiro de Mendonça Pilan
Roberta Borges Araújo Novais
Dafne Patrícia Cerchiari
Ilana Fukuchi
Márcio Falcão Simone Júnior
Giovana Moretti
Raul Vitor Rossi Zanini
Renato Prescinotto
Caio Barbosa Campanholo
Eli Onivaldo Martinelli
Marja Michelin Guerra
Emilia Leite de Barros
Maria Carolina Souza Queiroz 
Mayra de Freitas Centelhas
Camila Atallah Pontes da Silva
Carolina Cozzi Machado
Milena de Almeida Torres
Raul de Moraes Fino
Fernando Luiz Balderi Pacheco
Guilherme Jardim Okazaki
Juliana Cola de Carvalho
Paula Ribeiro Lopes

 

Congressos e cursos realizados

  • Curso Promovido Pela Disciplina

X Curso de Extensão Universitária em Otorrinolaringologia - 2011

Dia

Horário

Atividade

Residentes

Responsável

 

 

 

    Segunda

7 - 8
8 - 9
8 - 9
8 - 12
8 - 12
8 - 12
8 - 12
13 - 17
13 - 17
13 - 17
13 - 17

Data

Área

Tema

Palestrante

Responsável FMABC

09/02

Laringe

Robótica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dr. Fernando Danelon (UNIFESP)

Leonardo

02/03

Geral

Bioética

Prof. Dr. Ivan Miziara (FMABC)

Priscila

06/04

Ronco

SAHOS e Obesidade

Dr. Rodrigo de Paiva Tangerina (UNIFESP)

Renato

04/05

Plástica

Rinoplastia

Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci (Sta. Casa)

Priscila

01/06

Oto

Timpanoplastias

Prof. Dr. Edson Ibrahim Mitre (Sta. Casa)

Priscila

06/07

Plástica

Estética nas Paralisias Faciais

Dra. Janaína de Rossi (HCFMUSP)

Charisse

03/08

Oto

Acesso Temporal aos Tumores da Base do Crânio

Prof. Dr. Ronaldo Nunes Toledo (Hosp. A.C. Camargo)

Marcos

21/09

Nariz

Abordagem das Rinossinusites Crônicas Baseada em Evidências

Dra. Francini Greco Pádua (UNIFESP)

Fernando

05/10

Disfagia

Tratamento Clínico e Cirúrgico nas Disfagias Orofaríngeas

Dra. Elza Maria Lemos (HCFMUSP)

Roberta

09/11

ORLABC

Apresentação de Trabalhos I

Residentes

Equipe FMABC

07/12

ORLABC

Apresentação de Trabalhos II

Residentes

Equipe FMABC

 

Temas livres apresentados nos últimos quatro anos

Lista de Temas Teóricos Ministrados

 

LARINGOLOGIA

Anatomia da Cavidade Oral e Faringe
Anatomia da Laringe e Ultra Estrutura das Pregas Vocais
Fisiologia da Laringe e Produção Vocal
Laringites
Síndrome Faringo-Laríngea do Refluxo
Lesões Benignas da Laringe
Alterações Estruturais Mínimas
Avaliação da Voz
Abscesso Cervical
Câncer de Laringe: Epidemiologia, Diagnóstico e Estadiamento
Câncer de Laringe: Indicação e Tipos de Laringectomias
Paralisias das Pregas Vocais e Tireoplastias
Nódulo Cervical
Afecções das Glândulas Salivares
Via Aérea Cirúrgica
Câncer de Laringe
Esvaziamento Cervical

 

RINOLOGIA

Anatomia Endoscópica da Parede Lateral das Fossas Nasais
Radiologia de Seios Paranasais
Cirurgia Endoscópica Endonasal
Fisiologia do Nariz e Seios Paranasais
Rinites I (Classificação, Fisiopatologia)
Rinites II (Diagnóstico e Tratamento)
Epistaxe
Rinossinusites
Complicações das Rinossinusites
Neoplasias de Rinofaringe
Doenças Granulomatosas
Tumores Benignos do Nariz e Seios Paranasais
Tumores Malignos do Nariz e Seios Paranasais
Fístulas Liquóricas Rino e Otogênicas
Barotrauma Sinusal e Otológico
Malformações de Fossas Nasais
ORL em UTI

 

OTONEUROLOGIA

Anatomia do Sistema Auditivo e Vestibular
Fisiologia do Sistema Auditivo e Vestibular Aplicada à Clínica
Audiometria e Imitanciometria
Avaliação Otoneurológica e Topodiagnóstico
Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (PEATE)
Emissões Otoacústicas
Vestibulopatias Periféricas: Neurite Vestibular e Síndrome de Ménière
Vestibulopatias Periféricas: VPPB e Cinetose
Vestibulopatias Periféricas: Metabólicas e Hormonais
Síndromes Cervicais
Vestibulopatias Centrais: Migrânea Vestibular, Síndromes do Tronco Encefálico e Cerebelares
Abordagem Terapêutica nas Tonturas
Reabilitação Vestibular
Avaliação Vestibular na Criança
Zumbido: Aspectos Fisiopatológicos
Abordagem Terapêutica no Zumbido
Perda Auditiva Induzida por Ruído
Presbiacusia
Ototoxicidade e Otoproteção

 

OTORRINOLARINGOLOGIA PEDIÁTRICA

Rinites na infância
Otites e sinusites de repetição
SAHOS na infância
Deficiências auditivas
Estridor na infância
Tosse crônica
Síndromes genéticas - o papel do otorrinolaringologista
Oncologia pediátrica - o papel do otorrinolaringologista
Estomatologia na infância

 

OTOLOGIA

 

Anatomia e Dissecção do Osso Temporal
Otite Média Aguda (OMA) e Recorrente
Otite Média Serosa
Radiologia do Osso Temporal
Doenças da Orelha Externa
Otites Médias Crônicas
Surdez Súbita
Paralisia Facial Periférica
Pesquisa de Disacusia Neurossensorial
Timpanoplastias e Reconstrução de Cadeia Ossicular
Malformações Congênitas da Orelha e Surdez Hereditária
Tumores Glômicos e Malignos do Osso Temporal
Disacusias Imunomediadas da Orelha interna
Tumores do Ângulo Ponto-Cerebelar
Otospongiose
Complicações das Infecções Otológicas
Trauma do Osso Temporal
Reabilitação auditiva - Implante coclear
Reabilitação auditiva - BAHA e próteses implantáveis e semi-implantáveis da orelha média

RONCO

Características do Sono Normal e Filogenia
Montagem e Interpretação da Polissonografia
Parâmetros Diagnósticos dos Distúrbios Respiratórios do Sono - Consenso brasileiro e Americano
Fisiopatologia da SAOS - Consenso Brasileiro
Tratamento Clínico - AIO
Tratamento Clínico - CPAP, BiPAP
Tratamento Cirúrgico da SAOS
Parâmetros Polissonográficos na Infância
Fisiopatologia e tratamento da SAOS na Infância
Particularidades

 

CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL

Anatomia do Nariz
Anatomia da Orelha
Princípios de Documentação Fotográfica em Cirurgias Estéticas da Face Abordagem do Paciente com Problemas Estéticos Faciais (Aspectos Clínicos e Psicológicos)
Rinoplastia Técnica Clássica
Rinoplastia Técnica Aberta
Otoplastia
Fratura Nasal e de Face
Tratamento de Laterorrinia, Desvios Septais e Técnicas Reconstrutivas

 

DISFAGIA

Disfagia no adulto e na criança

 

FONOAUDIOLOGIA

Audiometria tonal
Audiometria vocal e mascaramento
Imitanciometria
Emissões Otoacústicas
Processamento Auditivo Central
Programas de Saúde Auditiva
Alterações de fala e abordagem fonoaudiológica
Alterações de voz e abordagem fonoaudiológica